Fale Conosco

Unidade MACEIÓ

Rua José Soares Sobrinho, 119 | Jatiúca - Maceió / AL

Conheça a Unidade Recife - PE

Boletim ONLINE

Acesso à área restrita

ícone título Fique por dentro

Você sabia que os Estados Unidos não têm uma língua oficial?


Fonte: Terra

Apesar do inglês ser tão significativo para os Estados Unidos, ele não é o idioma oficial do país. A nação não possui nenhuma língua oficial

Todos os países do mundo possuem uma língua considerada a principal, por mais que dentro de cada um possam ser faladas várias línguas. Em alguns casos, mais de mil. Certas nações têm como marca sua língua, como por exemplo Brasil e Portugal com o português, o Japão com o japonês, a China com o mandarim. E os Estados Unidos com o inglês. Porém, não é bem assim. Os Estados Unidos da América não possuem uma língua oficial. Lá, cada Estado da nação pode ter leis próprias que colocam a língua "que quiser" como a sua oficial. Mas a nação por inteiro, em sua constituição, não coloca nenhuma de forma oficial.

O máximo que existe são leis como as de requisitos para naturalização, que exigem a fluência em inglês. Há movimentos, públicos e até no Senado federal, que lutam pela oficialização. Porém, nunca chegou a ser referendada uma lei que tornasse isso real.

Como cada Estado pode ter sua própria língua oficializada, 32 optaram pelo inglês. O Havaí opta pelo inglês conjuntamente ao havaiano.O Novo México possui lei que prevê o uso do inglês e do espanhol. Quase igual é a Califórnia, que obriga documentos do governo a serem publicados também em espanhol. A Louisiana sai do espanhol e inclui o francês como oficial ao lado do inglês.

Territórios dependentes dos Estados Unidos também não são obrigados a ter o inglês como língua oficial. Porto Rico tem o espanhol como oficial, Samoa Americana utiliza o samoano, Guam usa o chamorro e as Ilhas Marianas do Norte utilizam o chamorro e o caroliniano.

Cerca de 80% da população americana usa apenas o inglês em suas casas. A segunda colocação é do espanhol, com 12%.


< Voltar