Fale Conosco

Unidade MACEIÓ

Rua José Soares Sobrinho, 119 | Jatiúca - Maceió / AL

Conheça a Unidade Recife - PE

Boletim ONLINE

Acesso à área restrita

ícone título Fique por dentro

É possível que o umbigo se desfaça?


Fonte: Terra

O umbigo, cientificamente chamado de cicatriz umbilical, não pode se desfazer, mas pode sofrer modificação durante a vida. Segundo o professor de Anatomia Humana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Camelier Soares, podem ocorrer algumas mudanças na estrutura em volta. Um afrouxamento da musculatura abdominal pode causar uma abertura na cicatriz, gerando a hérnia umbilical, uma espécie de saliência na região. Isso também pode acontecer na gravidez, por cirrose e até mesmo por envelhecimento.

Algumas pessoas têm o umbigo mais "saltado" que as outras. De acordo com Soares, isso é apenas uma determinação genética, assim como a cor dos olhos ou uma pinta. Mas se a pessoa quiser, existem cirurgias para mudar isso. "Tem como fazer uma cirurgia. Mas ela é apenas estética, daí se cria um novo, se saca e retira o excesso", explica.

O umbigo também é usado como ponto de entrada para intervenções cirúrgicas. Uma vantagem de a cirurgia ser feita nessa região é a possibilidade de disfarçar uma eventual cicatriz, pois no final, o local pode ser reconstruído, e na hora de fechar, pode ser feito um umbigo novo.


< Voltar