Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta Maceió

Unidade Maceió - AL


Av. Engº Paulo Brandão Nogueira,
160 Jatiúca - Maceió / AL
82 3325-1588

Conheça a Unidade Recife - PE

Boletim ONLINE
Acesso à área restrita

Fique por dentro

De que são feitos adoçantes?


Fonte: Super Interessante

Eles podem ser naturais - frutose, stévia e sorbitor - ou artificiais - sacarina, ciclamato, aspartame e acesulfame. A frutose é extraída de frutas maduras e do mel e, depois de passar por processos químicos, dá origem também ao sorbitol.

A Stevia rebaudiana, planta conhecida de índios brasileiros e paraguaios, dá origem à stévia, 300 vezes mais doce que o açúcar. O aspartame, metabolizado pelo organismo como se fosse proteína, é a soma de dois aminoácidos: o ácido aspártico e a fenilalamina.

Ele foi descoberto por acaso, em 1965, em um laboratório dos Estados Unidos. Após trabalhar com os aminoácios, um dos cientistas molhou o dedo na língua, sentindo um gosto 200 vezes mais doce que o açúcar.

O ciclamato é um composto sintetizado a base de ciclo-hexioamina, um derivado do petróleo. A sacarina, bastante usada por diabéticos, também é feita com um derivado da indústria petrolífera, o ácido tolenosulfônico, que reage com substâncias como o cloro e o amoníaco.

O acesulfame resulta de reações com o ácido aceto-acético, da mesma família do ácido acético, usado na fabricação de vinagre.


< Voltar