Fale Conosco
facebook

Unidade RECIFE

Rua Ernesto de Paula Santos, 607 | Boa Viagem - Recife / PE

Conheça a Unidade Maceió - AL

Aluno CONECTADO

Acesso à área restrita

ícone título Fique por dentro

Por que sentimos coceira?


Fonte: Terra

Quem já não se incomodou com um prurido? Ele é chato, inconveniente e às vezes é tão forte que tira qualquer um do sério! Mas por que sentimos coceira? Qual sua função?

A médica e dermatologista Ana Paula Meski, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que esta sensação é um estímulo neurológico provocado pelas defesas do organismo. É um sinal de alerta quando o organismo detecta que algo não vai bem.

Segundo a dermatologista, temos células na pele, chamadas mastócitos, que recebem o estímulo da coceira na presença de algum processo inflamatório. Quando recebem o estímulo, estas células liberam uma substância chamada histamina que provocam a coceira.

Podemos sentir coceira por diversas causas como picadas de insetos, dermatites, ressecamento da pele e até por problemas emocionais. "O prurido propriamente dito pode ser causado por fundo neurogênico, pode relacionar-se ao estresse", diz ela. Nesse caso, a coceira aparece na pele sem a presença de lesão e suas causas não são detectadas com exames.


< Voltar