Curta e acompanhe nossa página no Facebook  
facebook
instagram
Fale Conosco

Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta

  • Rua Ernesto de Paula Santos, 607
    Boa Viagem - Recife / PE
  • 81 3466-3830 / 3326-3714

Aluno CONECTADO

Acesso à área restrita

ícone título Fique por dentro

Qual a origem da palavra hecatombe?


Fonte: Terra

Sempre que ocorre um grande desastre, uma catástrofe, seja natural, seja forçada por humanos, usa-se a palavra hecatombe para adjetivá-lo. É de senso comum a utilização da palavra, mas é por conhecimento do seu significado ou por costume e por "osmose" de tanto vê-la usada?

Atualmente, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, hecatombe ganhou o sentido figurado de "Morte de grande número de pessoas: uma hecatombe é a constante ameaça de uma explosão atômica". Ou seja, ganhou significado pelo uso, não por realmente ser de sua etimologia.

Então, qual o real significado? A palavra hecatombe vem do grego antigo. Seu prefixo significa "cem", seu sufixo significa "boi". Então, hecatombe são cem bois? Não. É o sacrifício de cem bois, na Grécia Antiga.

Com o tempo, passou a ser utilizado também para sacrifício de qualquer animal. Assim, como se fosse uma adaptação aos tempos modernos, hecatombe se tornou aplicativo a desastres. Chacinas, por exemplo, como no episódio conhecido por Hecatombe de Garanhuns, quando 300 cangaceiros mataram 13 civis no sertão nordestino.


< Voltar