Curta e acompanhe nossa página no Facebook  
facebook
instagram
Fale Conosco

Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta

  • Rua Ernesto de Paula Santos, 607
    Boa Viagem - Recife / PE
  • 81 3466-3830 / 3326-3714

Aluno CONECTADO

Acesso à área restrita

ícone título Fique por dentro

Pinguins podem voar?


Fonte: Terra

Pinguins são aves características do hemisfério Sul, em especial da Antártida. Ao contrário do que se pensa, nem todas as aves voam e algumas conseguem fazê-lo apenas a pouca distância, como é o caso da galinha.

Mesmo sendo aves, os pinguins não voam. Segundo Daniel Ferrari, auxiliar de biologia do zoo de São Paulo, estes animais são adaptados à vida marinha e seus membros posteriores foram, evolutivamente, modificados em nadadeiras.

Ferrari lembra, porém, que os pinguins ganharam uma importante adaptação: a natação. O auxiliar de biologia explica que isto confere a eles o título de grupo mais especializado de ave marinha. Além das adaptações no membro posterior, essas aves possuem um corpo hidrodinâmico (lembrando o formato de um torpedo).

Um fato curioso relembra a habilidade de voar das aves em geral: a maneira como os pinguins saltam. É curioso, pois, ao saltarem, eles batem as asas. Ferrari diz que o motivo dessa ação é o equilíbrio.

"Seria o mesmo que um homem pulando de uma grande altura e girando os braços. Dessa forma, consegue manter a trajetória e a posição correta do corpo", explica.


< Voltar