unidade recife unidade maceio facebook


Unidade Recife

pin.png Rua Ernesto de Paula Santos, 607 | Boa Viagem - Recife / PE


aluno-conectado

ícone título Fique por dentro

Dá pra viver bem sem comer carne?


Fonte: Mundo Estranho

Sim, mas o menu verde não pode ser muito radical e o vegetariano precisa ficar ligado para não faltar nenhum nutriente no seu prato. "Para ter uma alimentação saudável, a gente precisa de tudo um pouco, até da gordura e do colesterol da carne", diz a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp. Quando a pessoa pára de comer carne, podem rolar deficiências de quatro nutrientes principais.

Elemento em falta - Ferro

Falta de ferro gera anemia. E a maior fonte de ferro são as carnes. O ferro de origem vegetal, presente no feijão e grãos integrais, tem absorção mais baixa

Solução vegetariana - Aumentar a absorção de ferro, combinando alimentos que contenham vitamina C

Elemento em falta - Vitamina B12

Carnes, ovos e leite têm boas reservas dessa substância, essencial para a manutenção das células nervosas

Solução vegetariana - Ovolactos e lactovegetarianos devem comer ovos e leite. Vegans precisam tomar suplementos de vitamina B12

Elemento em falta - Cálcio

Quem não ingere leite e derivados sofre com a ausência desse mineral essencial para evitar osteoporose. O cálcio presente em vegetais como brócolis e grão-de-bico é menos absorvível

Solução vegetariana - Tomar ao menos 3 copos de leite por dia

Elemento em falta - Proteínas

Carnes, leite e ovos têm proteínas mais completas e de fácil absorção. As proteínas vegetais não são tão completas e abundantes como as da carne

Solução vegetariana - Comer muita soja, único vegetal que supre 100% das necessidades protéicas


< Voltar