unidade recife unidade maceio facebook


Unidade Recife

pin.png Rua Ernesto de Paula Santos, 607 | Boa Viagem - Recife / PE


aluno-conectado

ícone título Fique por dentro

Datas comemorativas


Dia do Índio (19/04), Dia de Tiradentes (21/04), Descobrimento do Brasil (22/04), Dia Internacional do Beijo (13/04), essas são algumas das datas comemorativas do mês de abril.

Na verdade são as mais comentadas e comemoradas. Mas existem muitas outras comemorações no mês de abril. Por exemplo: Dia do Amigo (18/04), Dia da Terra (22/04), Dia da Educação (28/04) e o Dia Mundial do Escoteiro (23/04), a respeito do qual vamos conversar hoje.

Donos do famoso lema - “Sempre alerta!” - e identificados pelos personagens de Walt Disney, Huguinho, Zezinho e Luizinho, os escoteiros têm muito mais a oferecer além daquele uniforme todo engomadinho e das boas ações diárias.

Baden Powell

O escotismo foi criado pelo inglês Baden Powell, que entre 1907 e 1910 escreveu seu manual Escotismo para rapazes, que se difundiu pelo mundo todo. O sucesso do escotismo está baseado no seu método, que vai ao encontro dos anseios normais dos jovens, proporcionando maneiras atraentes de realizar suas tarefas, orientando ao mesmo tempo, para finalidades socialmente úteis por meio de jogos e costumes, tradições, trabalhos manuais, explorações, excursões e acampamentos.

Nos acampamentos, além do contato com a natureza, os escoteiros demonstram destreza com relação à princípios geométricos, pois partindo desses princípios, constroem suas barracas, suas fogueiras e calculam distâncias e comprimento.

O escotismo está estruturado num sistema de grupos auto-suficientes, as patrulhas, onde todos têm suas obrigações e responsabilidades, sendo que todos os elementos da patrulha são coordenados e orientados por um chefe. De acordo com sua idade, o escoteiro faz parte de um ramo e possui um lema, isso funciona como uma subdivisão dentro da patrulha, organizando assim o grupo e as atividades. Huguinho, Zezinho e Luisinho são Lobinhos, o próximo ramo é o dos escoteiros, que explora as técnicas mateiras, e a seguir os seniores. Existem também os pioneiros, que por serem mais velhos, têm uma realidade diferente. O pioneiro abre mão dos desafios físicos e aventuras para viver um desafio social, de ajuda ao próximo.

Flor de lis, símbolo do ecotismo

O escotismo chegou ao Brasil em 1910, com os oficiais e marinheiros da Marinha de Guerra que, em Londres, entraram em contato com a sede mundial do movimento. Surgiu no Rio de Janeiro o primeiro núcleo brasileiro do escotismo. A iniciativa recebeu o estímulo de personalidades de prestígio, como o poeta Olavo Bilac. Em 1914, José Carlos de Macedo Soares (1883-1968) fundava, em São Paulo, a Associação Brasileira de Escoteiros.

Expandindo-se pelos Estados, o escotismo foi nacionalmente unificado em 1926, com a fundação da União dos Escoteiros do Brasil, no Rio de Janeiro.


< Voltar