Curta e acompanhe nossa página no Facebook  
facebook
instagram
Fale Conosco

Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta

  • Rua Ernesto de Paula Santos, 607
    Boa Viagem - Recife / PE
  • 81 3466-3830 / 3326-3714

Aluno CONECTADO

Acesso à área restrita

Menu

ícone título Fique por dentro

Por que, ao colocarmos um canudo em um copo de água, o nível do líquido dentro dele fica maior do que o do nível do copo?


Fonte: Super Interessante

Dentro da água, como dos demais líquidos, há duas forças em ação. Uma faz com que as moléculas se atraiam umas às outras (força coesiva) e a outra provoca a atração entre as moléculas do líquido e as do recipiente onde ele estiver (força de adesão). A força de adesão puxa algumas moléculas para a parede do canudo e elas ficam pregadas. Como uma atrai a outra, mais moléculas vão subindo, até formar uma pequena coluna de líquido no interior do canudo.

"Isso acontece também entre a água e o copo", diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo. Só que, como o número de moléculas é muito maior porque há mais líquido, a aglomeração na parede do copo começa a ficar grande demais. Com o peso, a força de gravidade puxa parte das partículas para baixo. No canudo, que tem um diâmetro reduzido, a quantidade de água é menor, e conseqüentemente o número de moléculas também. Assim, elas conseguem se fixar em um patamar mais alto.

A força de adesão faz com que as moléculas do líquido se juntem com o copo. A força coesiva puxa mais moléculas para cima. Mas, com o peso, parte delas desce.

As partículas aderem ao canudo. Como a região de contato é maior do que no copo, mais moléculas sobem, formando uma coluna de água.

Uma pequena porção de líquido se acumula também na parte externa do canudo graças à força de adesão.


< Voltar