unidade recife unidade maceio facebook


Unidade Recife

pin.png Rua Ernesto de Paula Santos, 607 | Boa Viagem - Recife / PE


aluno-conectado

ícone título Projetos

Trabalhando com projetos
O Colégio Anchieta tem sua prática educacional baseada na pedagogia de projetos, o que proporciona aos educandos uma formação comprometida com valores humanísticos, através de ações organizadas, favorecemos a construção de uma aprendizagem significativa. Os projetos trabalhados a cada ano, apresentam temas pertinentes às demandas do mundo atual e refletem uma concepção de conhecimento comprometida com a produção coletiva, na qual a experiência vivida e a produção cultural se entrelaçam, dando significado às aprendizagens construídas. Cada núcleo da escola trabalha com um subtema específico interligado ao tema central. Os trabalhos consolidados se baseiam na interdisciplinaridade, abrindo o olhar para um mundo mais humano.

PROJETO ANUAL 2011 "CAMINHOS DO BEM"
O objetivo geral deste projeto é que possamos desenvolver em nossos alunos o respeito e o reco-nhecimento dos direitos sociais, culturais, políticos, religiosos e outros inerentes á natureza das pesso-as.
Aspectos da natureza de todas as pessoas, pelo simples fato de serem unicamente pessoas.
Pessoas iguais, embora possam ser diferentes na aparência física e ou social.


O Projeto 2010 "O Verde da Paz"
O objetivo deste projeto é que através da conscientização e vivências práticas de transformação, contribuir para a com-preensão da interdependência entre nossas atitudes pesso-ais e o meio-ambiente, oferecendo ferramentas que colaborem para a disseminação da Cultura de Paz e o respeito ao meio Ambiente. Dessa forma, a cultura da paz terá impacto subjetivo em cada aluno, alterando valores que consolidem a priorização do bem comum e dointeresse coletivo de respeito à natureza.




O Projeto 2009 “A Paz se Faz”
Desejamos estabelecer a cultura de paz diariamente desenvolvendo a tolerância, a mediação, a convivência respeitosa, a criatividade dos alunos e a determinação realizada por meio de ações multiplicadoras e da consolidação de valores que priorizem o bem comum e o interesse coletivo. As vivências a serem proporcionadas pelo projeto serão geradoras de aprendizagens com repercussão multiplicadora e permanente na vida desses alunos. A proposição do trabalho – ao focalizar as dimensões do social do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição de forma integrada – permite que essas sejam catalisadoras de energia criativa a favor de uma cultura de paz em ação, na qual os vínculos de coletividade e interesses comuns sejam fortalecidos. A meta fundamental é que a cultura de paz tenha impacto subjetivo em cada aluno, alterando valores que consolidem a priorização do bem comum e do interesse coletivo.


O Projeto 2008 “O Planeta em nossas mãos”
Vivenciando para modificar atitudes e práticas pessoais, adotando a ética de se viver sustentavelmente no planeta Terra. A escola entende que a educação ambiental é um grande passo para se alcançar um futuro sustentável permitindo, dessa forma, que alunos adquiram consciência, conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria de sua qualidade de vida.


O Projeto 2007 “Saúde para todos”
Vivenciando para desenvolver a conscientização dos alunos acerca do direito à saúde e capacitandoos para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance. Dessa forma, a escola, enquanto espaço de transformação e promoção do ser humano na sua integralidade, estimula o aluno para o exercício da cidadania, compreendendo a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.


O Projeto 2006 “Abraçando as diferenças”
Vivenciando para articular estratégias pedagógicas de combate às diferentes formas de discriminação, valorizando a diversidade étnicoracial e cultural presente em nosso país. Assim sendo, a escola, enquanto espaço de transformação e promoção do ser humano na sua integridade, visa a estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e favoreçam posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnicoracial.


O Projeto 2005 “Lixo nosso de cada dia”
Abordou a questão ambiental como fio condutor de uma conscientização ecológica, trabalhando em sala de aula assuntos como: produção de lixo, reciclagem, consumo responsável, reutilização de materiais e todos os outros temas daí decorrentes. A nossa intenção foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.


O Projeto 2004 “Oficina do Bem”
Vivenciando para fornecer aos alunos um instrumento básico à elaboração de uma reflexão sobre o mundo e sobre si mesmo, de forma a possibilitarlhes a conquista de uma autonomia crescente no seu pensar e agir. Por meio do reconhecimento e da valorização da existência humana, o aluno passa a fazer suas escolhas de forma positiva, canalizando suas energias para a consolidação de uma cultura de paz.


O Projeto 2003 “A Campanha Cores da Paz”
Vivenciada para promover a construção de uma corrente multicultural impulsionadora da tão almejada consciência planetária, tendo como objetivo estimular a criatividade de nossos alunos, formando valores e atitudes que favoreçam a paz e solidariedade entre as pessoas, levando em consideração a simbologia das cores.


O Projeto 2002 “Brincar de Viver”
Através do qual alunos, professores e a comunidade discutiram a temática da sustentabilidade. Um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e todos os sentidos, capaz de reacender a esperança em um futuro possível, com dignidade, para todos. Seu principal objetivo foi formar indivíduos com uma visão mais humana e a consolidação de uma cultura de paz possibilitou o resgate dos valores humanos, éticos e solidários.


O Projeto 2001 “Ágora”
Sendo uma experiência portadora de valores referendados pela Carta da Terra e, principalmente pela Ecopedagogia. Fazendo da escola um espaço de debates e integração de ações democráticas que estabeleceram compromissos éticos em favor da preservação da natureza e consolidação de uma cultura de paz. A principal preocupação foi desenvolver e estimular nos alunos o sentimento de preservação do nosso planeta e a responsabilidade com as gerações futuras.


O Projeto 2000 “Pássaros da Paz”
Nosso primeiro Projeto em 2000 teve como título “Pássaros da Paz”, inspirado na lenda japonesa do Tsuru. Assim como o pássaro, os alunos se tornaram agentes transmissores de esperança, trabalhando em conjunto com toda a comunidade escolar.


Prêmio Dom Helder Câmera de Cultura e Paz nas Escolas 2000
Procuramos através desta temática, mostrar aos nossos alunos a importância de se viver em paz e harmonia com os outros. Desenvolvendo conceitos de cidadania e solidariedade, implantando uma cultura de paz. Recebemos por este trabalho o Prêmio Dom Helder Câmera de Cultura e Paz nas Escolas.