Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta Maceió

Unidade Maceió - AL


Av. Engº Paulo Brandão Nogueira,
160 Jatiúca - Maceió / AL
82 3325-1588

Conheça a Unidade Recife - PE

Boletim ONLINE
Acesso à área restrita

Fique por dentro

Ações humanas podem provocar terremotos? Conheça teorias


Fonte: Terra

"Há mais de meio século que projetos de engenharia vêm provocando terremotos", afirmou Leonardo Seeber, professor pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova York. Ele afirma que terremotos provocados pelo homem talvez sejam mais comuns do que pensamos.

Alguns deles foram terríveis, como o ocorrido em 1967, que foi associado à construção da represa de Koyna, na Índia, afirmou Seeber.

"Sem dúvida, este e muitos outros terremotos foram desencadeados pela ação humana". Porém, ele diz que normalmente não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. "Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência", afirma.

Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, afirmou Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.

Uma forma menos evidente consiste no "enfraquecimento do material rochoso devido ao aumento da pressão dos fluidos nele existentes", afirma o especialista. Sempre é levantada a questão do processo de fratura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substancias químicas para liberar gás natural de rochas compactas.

Segundo Seeber, é improvável que o processo em si desencadeie terremotos, "mas a liberação de fluidos envolvida provavelmente consegue fazer isso".


< Voltar