Colégio Anchieta - Recife Colégio Anchieta

Unidade Maceió - AL

Av. Engº Paulo Brandão Nogueira,
160 Jatiúca - Maceió / AL
82 3325-1588

Instagram E-mail

Fique por dentro

Alergia a camarão pode surgir de repente?


Fonte: Terra

A alergia a frutos do mar é uma das mais comuns entre adultos e, entre elas, o campeão de ocorrências é o camarão. A alergista e diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), Ariana Campos Yang, afirma que as reações podem surgir a partir dos seis anos e aparecer sem a pessoa esperar: "Ela pode estar acostumada a comer camarão desde criança e, um dia, vai para praia, come e tem uma reação grave". Yang explica que isso acontece porque o corpo se torna mais sensível a uma proteína que não consome diariamente. "Quando eu como um alimento todos os dias, como leite, ovo, eu não dou tempo para o meu corpo se sensibilizar porque eu o estou tolerando no dia a dia". Como o camarão é ingerido mais esporadicamente, o organismo não tem tempo para se acostumar, desenvolvendo uma alergia.

As reações para quem não tolera esse alimento são marcas vermelhas na pele, inchaço nos lábios, náusea e vômito. As mais graves resultam em problemas respiratórios, como tosse, falta de ar, inchaço na glote, queda na pressão arterial e até uma parada respiratória. O camarão libera partículas da proteína troponiosina que ficam no ar, na pessoa que comeu ou que o preparou, portanto só o contato pode desencadear reações.



MATRICULE-SE JÁ
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.