Proposta de Ensino

O Colégio Anchieta considera as pessoas como fontes de conhecimento e a Escola como um espaço de aprendizagem propicio à descoberta, à pesquisa e à construção do conhecimento, através de processos interativos e socioculturais. Tendo como linha de trabalho a proposta sócio-interacionista:

• Trabalha a aprendizagem de forma significativa estimulando o pensamento do aluno;
  • Tem como meta principal a formação de alunos críticos, atuantes, responsáveis e conscientes;
  • Atua na construção permanente de valores de cidadania, respeitando a individualidade;
  • Incentiva a atitude participativa em relações sociais, políticas e culturais diversificadas.

Realizamos atividades que desenvolvem o senso crítico, a criatividade e a competitividade. Nossas aulas são de cunho operatório:

• Antes de tudo, partimos do conhecimento que o aluno traz;
  • A aula é o momento de reconstrução do conhecimento;
  • Aula apoiada no tripé: conteúdo, aprendizagem e relações interpessoais;
  • A aula privilegia o pensar crítico do conhecimento acumulado.

Nesse contexto, a educação de qualidade é encarada como um instrumento de desenvolvimento social, essencial na construção do futuro por nós almejado.