Orientações

A disciplina escolar é um instrumento pedagógico que, além de harmonizar as relações interpessoais e ser um valor na formação de condutas compatíveis com a facilitação do processo ensino-aprendizagem, é também necessária à definição de parâmetros que serão balizadores do comportamento dos alunos, levando-os a sentir segurança e contribuindo, desse modo, para uma melhor estruturação de sua personalidade.

O horário de entrada deve ser respeitado. Após esse horário, o ingresso só será permitido na 2ª aula.

No caso de o pai ou responsável trazer o aluno à escola com atraso, haverá a necessidade de justificava junto à coordenação.

Atraso

O aluno que se atrasar para as aulas será encaminhado à Coordenação Pedagógica.
É expressamente proibida a interrupção das aulas para avisos ou recados entre alunos. Tal ação deverá ser praticada em momento oportuno.
Nos toques entre aulas não é permitida a saída de sala.
Não é permitido o atraso de alunos entre os horários de aulas e após o recreio.

Uniforme

O uso do uniforme é um forte aliado na questão de segurança, pois permite a identificação do aluno, tanto dentro como fora da instituição. Assim sendo, o uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades realizadas no Colégio, seja no período da manhã ou da tarde. O aluno deverá comparecer devidamente uniformizado ao Colégio.

O uso de chinelo e sandália só será permitido em caso de impossibilidade do uso de tênis. Por questões de educação e para assegurar uma atividade adequada, não será permitido o uso de bonés ou outros adereços durante as aulas. A freqüência às aulas de Ed. Física está condicionada ao uso do uniforme. A partir da 5ª série, o aluno deverá trazer o uniforme de Ed. Física para usá-lo somente quando for o momento da referida aula. Evitando, desse modo, o desconforto do uso de roupas suadas.

Saída

Durante o horário das aulas, o aluno não poderá ausentar-se do Colégio, exceto com permissão da Coordenação, cuja autorização será obtida mediante a solicitação dos pais e devidamente registrada.

O não respeito a este ítem implicará em medidas disciplinares.

Faltas

Todas as aulas têm igual importância. Portanto, é fundamental que o aluno falte o mínimo possível e por sérios motivos, tendo o cuidado de comunicar à Escola, a fim de que sua justificativa seja registrada.

A justificativa será validada no caso de apresentação do atestado médico.

O Material Didático

O aluno deverá apresentar-se, diariamente, com o material didático necessário às aulas e com suas tarefas escolares realizadas. A falta do material ou a não-realização e/ou entrega de tarefas resultarão no encaminhamento do aluno à Coordenação.

É expressamente proibido o uso de material didático reproduzido.

Respeite o Património da Escola!

Todos são responsáveis pela manutenção do patrimônio da escola.
A não conservação por parte do aluno ou da turma resultará:
encaminhamento à direção escolar, configurando ocorrência disciplinar grave. O Conserto ou reposição dos objetos danificados ficará sob a responsabilidade dos responsáveis.

Evite Agressões Físicas e Verbais

Toda e qualquer forma de agressão é inadmissível.
Caso aconteça:
O aluno será encaminhado à coordenação, configurando ocorrência disciplinar grave.
Respeite colegas, alunos e funcionários.
Valorize princípios democráticos.
Evite apelidos.
Denuncie ações discriminatórias

Hábitos Saudáveis!

A escola não permite, em suas dependências internas e externas, a prática de hábitos prejudiciais à saúde, como uso de cigarro, entre outros. O descumprimento da norma implicará no encaminhamento do aluno à direção, configurando ocorrência disciplinar grave.

Cuidado com as Condutas Inadequadas

São vetadas condutas inadequadas no ambiente escolar, as quais serão advertidas pelo controle disciplinar. Caso haja persistência na atitude, os alunos serão encaminhados à coordenação.

Não traga objetos que Dispersem a Atenção

Não é permitido o uso de objetos que dispersem a atenção durante o horário de aula (Walkman, revistas, jornais, celulares, etc.) No caso de reincidência, o objeto será retido pela coordenação, sendo entregue apenas aos responsáveis.

Não é permitido aos alunos trazerem qualquer tipo de objeto de valor que atraia ou tire a atenção dentro da sala de aula. A escola não se responsabilizará por perdas e danos causados a esses objetos. Evite portar objetos de valor, pois a responsabilidade sobre estes é exclusivamente do aluno.

Permanência em Sala

Evitando possíveis transtornos, informamos não ser permitida a permanência em sala de aula durante os intervalos.

Processo Sócio Educativo

As medidas disciplinares são individualizadas e proporcionais à gravidade do caso. 1. Orientação momento no qual a coordenação e o SOE farão um trabalho de aconselhamento e conscientização com o aluno; 2. Advertência Oral o aluno encaminhado à coordenação, de acordo com a norma infringida, dependendo da gravidade do fato, será advertido oralmente e haverá o registro na sua ficha de acompanhamento individual. 3. Advertência Escrita O aluno reincidente, de acordo com a norma infringida, dependendo da gravidade do fato, receberá advertência escrita. O retorno do aluno às aulas estará condicionado à devolução da advertência assinada pelo responsável. Na 2ª advertência, os pais serão chamados à Escola e a entrada do aluno estará condicionada à presença dos responsáveis.